O cartel é o dispositivo de formação e transmissão proposto por Lacan como base da sua escola. Formado por um grupo de participantes e a figura do “Mais Um”, este dispositivo propõe que os participantes estudem um tema específico por prazo determinado, sendo que cada integrante desenvolve de forma singular seu recorte sobre o tema, e o “Mais Um”, que é um membro da instituição eleito pelos participantes, terá como função zelar pela tarefa, realizando intervenções para redução dos efeitos de grupo e avanço dos estudos.
A qualquer momento os participantes podem convocar o “Mais Um” para intermediar os impasses que prejudicam seus estudos, assim como o “Mais Um” pode participar ou convocar reuniões quando julgar necessário. A API oferece a sua sede para a realização dos encontros presenciais e a utilização da plataforma própria para encontros online.
Para propor um tema ou participar de um cartel você não precisa estar afiliado à API. No entanto, precisa preencher o formulário no site. Quando alguém propõem um tema, o coordenador da atividade abre inscrições e realiza a divulgação. Em seguida, agenda com os inscritos a reunião para constituição do cartel.
A constituição do cartel ocorre em reunião especial, organizada pelo coordenador da atividade. Neste encontro serão realizadas algumas orientações sobre o funcionamento do dispositivo, assim como os acordos práticos, como frequência e horário dos encontros, forma de trabalho, prazo para escolha do Mais Um e outras.
Uma vez constituído, o cartel não admite novos participantes. Espera-se dos participantes do cartel apresentação de seus progressos para os integrantes da instituição e uma produção em nome próprio ao término dos trabalhos.
Coordenação: João Pedro Lemos Junior
Cartéis em constituição:
Grafo do Desejo. (Atividade presencial)
Cartéis em andamento:
Seminário 1 – Os escritos técnicos de Freud. (Atividade on-line)