A Associação Psicanalítica de Itajaí (API) é uma entidade sem fins lucrativos que tem como objetivo a transmissão e a divulgação da psicanálise lacaniana.
A instituição entende o desejo do analista como um operador lógico para a autorização de psicanalistas, sustentando a tese de que um analista se autoriza por si mesmo, por meio de sua análise, mas com alguns outros, seus pares e analisantes.
Os primeiros auxiliam o psicanalista a sair do isolamento e proporcionam oportunidades diversas, como por exemplo, troca de experiências e a possibilidade de estudarem e realizar algum trabalho juntos, e os segundos oferecem-se para que ele possa ocupar o lugar de analista e conduzir uma análise.
A API acredita que a formação de psicanalistas deve ser perpassada pelo saber inconsciente e que, para que advenha um psicanalista, o percurso exige em uma formação permanente que encontrará no tripé clássico da formação (estudos teóricos, análise pessoal e análise de controle) seus mais rígidos alicerces.
O papel da API é, portanto, oferecer suporte para o percurso de seus membros, acolhendo as demandas de formação e propondo atividades.